Bem-vindos ao meu espaço! Alex Braga na área, e hoje o meu olhar se volta para a Espanha, onde a paixão do futebol internacional ferve na 13ª rodada de LaLiga. O líder isolado, Real Madrid, desembarca no Estadio Manuel Martínez Valero para encarar o Elche neste domingo (23), às 17h, no horário de Brasília. Preparem a pipoca e o controle remoto, porque a emoção será transmitida ao vivo pelo Disney+ Premium.
O gigante Merengue chega a este confronto com a moral altíssima. Em 12 jogos, o Real Madrid acumulou impressionantes 31 pontos, fruto de dez vitórias, um empate e apenas uma derrota. Mas não é só a pontuação que chama a atenção: o time ostenta o segundo melhor ataque da competição, com 26 bolas na rede, e a melhor defesa, tendo sofrido meros 10 gols. Isso demonstra uma máquina bem azeitada, equilibrada entre a criatividade ofensiva e a solidez na retaguarda. Carlo Ancelotti certamente tem um elenco em sintonia fina.
Do outro lado, o Elche, que ocupa a 14ª posição com 15 pontos, não terá vida fácil. Com três vitórias, seis empates e três derrotas, e um aproveitamento de 42%, a equipe da casa sabe que precisará de mais do que o apoio de sua torcida para frear o ímpeto madrilenho. Seus números de ataque (13 gols marcados) e defesa (14 sofridos) revelam um time que busca consistência, mas que terá um desafio hercúleo pela frente contra o atual líder.
A tática de Ancelotti provavelmente envolverá o controle do meio-campo e a exploração da velocidade de seus pontas e a eficiência de seu centroavante. Para o Elche, a chave estará em anular as principais jogadas do Real, fechar espaços e ser letal nos contra-ataques, talvez buscando uma bola parada ou um erro adversário.
Será mais um capítulo emocionante no “esporte bretão”, com o Real Madrid buscando consolidar sua posição no topo da tabela e o Elche lutando com todas as forças para surpreender e escalar posições. Não percam!
Alex Braga, seu analista esportivo.
