Bem-vindos, amantes do “esporte bretão”! Alex Braga na área para destrinchar mais um capítulo das emocionantes Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. E a Holanda, a nossa querida Laranja Mecânica, nos brindou com um roteiro digno de cinema nesta sexta-feira (14)!
Jogando no Estádio Nacional de Varsóvia, contra uma aguerrida Polônia, os holandeses suaram a camisa para buscar um empate por 1 a 1, adiando, por enquanto, a tão esperada confirmação de sua vaga no Mundial. Mas, calma, torcedor! A situação está mais do que encaminhada.
O roteiro do jogo começou com um susto. Em uma primeira etapa de poucas chances e nervos à flor da pele, a Polônia soube aproveitar uma falha no campo ofensivo holandês. Pasmem! Foi Memphis Depay, figura central da noite, quem perdeu a bola na entrada da área. Um contra-ataque fulminante, orquestrado pelo craque Lewandowski, encontrou Kaminski livre para balançar as redes e incendiar o estádio. Que reviravolta para o jogador do Corinthians, que de herói por um lance, virou momentaneamente o vilão.
Mas o futebol, meus amigos, é esporte de redenção! E Memphis Depay não demorou a mostrar o porquê de ser uma peça tão valiosa. No primeiro minuto da segunda etapa, o atacante aproveitou um rebote do goleiro Grabara, após jogada bem trabalhada por Gakpo e cabeceio de Malen, para soltar uma bomba de direita e cravar o gol de empate. A história por trás do jogo, as reviravoltas, a emoção do momento – tudo ali, condensado em poucos minutos.
A partida seguiu com a Holanda buscando mais o gol, mas esbarrando na defesa polonesa e até em um sinalizador atirado pela torcida, que paralisou o jogo por três minutos. No final, Skoras e Gravenberch ainda tiveram suas chances, mas os goleiros estavam atentos.
Com este empate, a Holanda mantém a liderança isolada do Grupo G, com 17 pontos, três a mais que a Polônia (14 pontos). E com apenas um jogo restante para ambas as seleções, a grande vantagem da Holanda está no saldo de gols: incríveis 19 contra 6 da Polônia. Isso significa que, a menos que uma catástrofe aconteça, a vaga está praticamente garantida.
As equipes voltam a campo na próxima segunda-feira (17), às 16h45 (de Brasília), para a última rodada. E Alex Braga estará de olho, como sempre, para trazer a análise tática e a crônica que você merece. Fiquem ligados!
